2020 nos deu uma coisa que vale a pena guardar: raiva — 2024

Era dezembro de 2019. Nossas resoluções eram otimistas. O futuro parecia repleto de oportunidades. Até mesmo o número em si tinha uma sensação brilhante e promissora - a repetição de números oferecendo uma bela sensação de simetria. 2020 ia ser o nosso ano. Em poucos dias, o clima mudou. Pouco depois da meia-noite de 3 de janeiro, drones dos EUA mataram o general iraniano Qasem Soleimani, levando muitos a temer que estávamos à beira da III Guerra Mundial . Mais ou menos na mesma época, o Incêndios florestais australianos que estava queimando há meses, piorou; no final das contas, mais do que 11,3 milhões de australianos foram afetados pela fumaça . Semanas depois, Kobe Bryant, sua filha Gianna, de 13 anos, e sete outros passageiros morreram tragicamente em um acidente de helicóptero. Isso tudo foi em janeiro. Não sabíamos então, mas mais estava por vir.Propaganda

WW3 quase aconteceu
Austrália estava pegando fogo
Kobe Bryant morreu
Tom Hanks tem Coronavírus
March Madness não terá fãs
A temporada da NBA foi cancelada

2020 você oficialmente é uma merda





- NFL Memes (@NFL_Memes) 12 de março de 2020
Você já passou por isso, então sabe o resto: o surto de COVID-19 foi declarado uma pandemia, matando quase dois milhões de pessoas em todo o mundo até agora, deixando milhões de pessoas sem trabalho e atingindo as comunidades BIPOC de maneira especialmente forte. As notícias das mortes de George Floyd, Ahmaud Arbery e Breonna Taylor geraram protestos contra a injustiça racial generalizada, racismo sistêmico e brutalidade policial nos EUA. Pelo menos 42 pessoas trans e não conformes com o gênero foram violentamente assassinados nos EUA, a maioria dos quais eram negros e latinos, de acordo com a Campanha de Direitos Humanos. Incêndios florestais na costa oeste causaram níveis de danos sem precedentes. Um ano eleitoral difícil mostrou como nosso país realmente está dividido. Não é de admirar que a grande maioria de nós esteja mais do que pronta para deixar 2020 para trás. Mas nossa ânsia de começar 2021 do zero acarreta um grande risco: podemos esquecer as lições que aprendemos no ano passado e perder a raiva que nos permitiu começar a lutar pelas mudanças necessárias. Sim, chegamos a 2021 carregando muita bagagem a partir de 2020 - mas parte dela é Boa bagagem, cheia de aprendizados que irão nos motivar, inspirar e proteger adequadamente enquanto viajamos pela estrada assustadora que temos pela frente. Não deveria ter demorado tanto, mas, para o bem ou para o mal, 2020 foi o ano em que muitos americanos privilegiados acordaram para o quão prevalente e mortal o racismo e o preconceito são neste país, e milhões se comprometeram a fazer o trabalho necessário para se tornar aliados eficazes. A devastação causada pelos desastres naturais que vivenciamos nos levou a falar sobre a mudança climática com nossas vozes, nossos votos e nossos dólares. A pandemia COVID-19 chamou nossa atenção para as profundas rachaduras no sistema de saúde dos EUA que precisam urgentemente de conserto e o verdadeiro perigo da desigualdade econômica em nosso país.Propaganda

Em essência, 2020 foi um amálgama de diferentes traumas, e o que as pessoas tendem a fazer de uma forma muito evolutiva é querer se afastar da ameaça, explica Mariel Buquè , PhD, um terapeuta de trauma. Nossa mente inconsciente, como parte desse processo evolutivo, está tentando se afastar do que tem sido tão emocionalmente exaustivo e adotar uma forma mais leve de ser, porque é assim que devemos operar. É chamado de enfrentamento de evasão. A passagem do Ano Novo pode tornar as pessoas ainda mais propensas a se desculparem do movimento como forma de iniciar uma nova jornada para 2021, observa o Dr. Buquè. A retórica em torno da transição para 1º de janeiro (ano novo, novo você!) Dá às pessoas uma razão culturalmente aceitável para parar de falar tanto sobre todas aquelas coisas pesadas em que nos concentramos no ano passado - e quando paramos de falar sobre elas, paramos de pensar sobre eles, e começamos a deslizar de volta para o silêncio violento do pré-2020, diz ela. Afastar-se do que nos deixa desconfortáveis ​​pode ser natural, mas não é bom - especialmente para aqueles em grupos não marginalizados que se esforçam para ser aliados. Afinal, as pessoas que estão mais exaustas em 2020 com a raiva não têm a opção de fingir que os problemas não existem. Portanto, devemos trazer o espírito ativista de queimar essa merda de 2020 até 2021. Mas podemos fazer isso sem nos queimarmos. Na verdade, é possível transformar a raiva de 2020 em energia que podemos canalizar para criar mudanças significativas e tangíveis na sociedade e em nós mesmos. 2020 foi um ano de lições profundas, e o objetivo do aprendizado é, então, produzir a partir desse aprendizado, diz o Dr. Buquè. Em vez de descansar e relaxar, é hora de começar a trabalhar. Veja como começar.Propaganda

Crie espaço para sofrer

Todos nós experimentamos algum tipo de perda este ano - de empregos, oportunidades, tempo ou de entes queridos, diz Alfiee Breland-Noble, PhD , psicólogo, autor e fundador de uma organização sem fins lucrativos de saúde mental o Projeto AAKOMA . Acho que para cada pessoa, algo aconteceu em 2020 que não era o que eles esperavam ou esperavam, diz ela. E ainda, eu não acho que realmente tivemos um momento para parar e realmente lamentar as formas dramáticas que nosso mundo mudou, aponta Lydia Kelow-Bennett, PhD , professor assistente no departamento de estudos afro-americanos e africanos da Universidade de Michigan. Nunca mais seremos os mesmos depois disso. Parte da razão pela qual algumas pessoas são tentadas a abandonar o ativismo de 2020 é porque estão exaustos. Dedicar um tempo para superar o luto pode fornecer uma reinicialização essencial. Dr. Buquè recomenda o registro no diário, usando os seguintes prompts que o orientam através do cinco estágios de luto : De que forma tenho estado em estado de negação este ano e como me senti durante esse momento? Como senti raiva em relação a certos assuntos? De que maneiras já experimentei depressão ou um estado depressivo? Como consegui me abster ou negociar este ano? De que forma fui capaz de aceitar o que é? O modo como você sofre é pessoal. Você pode preferir ir à psicoterapia, trabalhar com uma doula do luto ou simplesmente criar tempo para sua própria rotina de autocuidado. Atividades físicas como ioga, relaxamento muscular progressivo, respiração, terapia de dança ou alongamento consciente também podem ajudar a liberar o trauma de seu corpo, o que pode, em última instância, permitir que você canalize sua energia raivosa de forma mais produtiva, acrescenta o Dr. Buquè. A raiva é implantada no corpo de várias maneiras e pode criar exaustão, explica ela.PropagandaO importante é fazer algo . Como diz o Dr. Kelow-Bennett, há uma enorme quantidade de coragem que vem de estarmos dispostos a sofrer, mas também uma tremenda quantidade de bravura que vem por termos sobrevivido aos tipos de coisas pelas quais estamos passando agora.

Canalize sua raiva

A raiva está carregada de informação e energia, disse uma vez a ativista e escritora Audre Lorde em sua apresentação Os usos da raiva . Dr. Kelow-Bennett concorda. A raiva não é o tipo de energia que destrói, diz ela. É o tipo de energia que esclarece. Sua raiva pode revelar o que realmente importa para você e pode motivá-lo a fazer algo a respeito. Portanto, abrace sua raiva de 2020. Dr. Buquè sugere falar com ele, como se fosse um amigo. Pergunte a si mesmo, Raiva, o que você precisa de mim neste momento? Você está aqui por um motivo, deixe-me entendê-lo melhor. Em seguida, ouça ou registre sua resposta interna. Se falar diretamente com sua raiva não parece certo para você, a Dra. Kelow-Bennett recomenda simplesmente se perguntar: Do que estou zangado? e por que estou tão bravo? O objetivo de tudo isso é definir os valores essenciais que estão impulsionando sua raiva. Quando você tem essa clareza, pode escolher o que vai fazer [com a emoção], diz o Dr. Kelow-Bennett. Pergunte a si mesmo: onde posso colocar meus esforços de uma forma que me faça sentir como se estivesse fazendo algo? Concentre-se em três a cinco etapas específicas e concretas. Se você está canalizando sua raiva em torno da mudança climática em ação, por exemplo, você pode se comprometer a: (1) Procurar empresas locais que você possa apoiar enquanto quebra sua confiança na Amazon, (2) Comprometa-se a falar sempre que um amigo casualmente diz que a mudança climática pode não ser real, e (3) Faça uma doação recorrente para uma organização sem fins lucrativos focada no clima em que você acredita, como o N.A.A.C.P. Programa de Justiça Ambiental e Climática , uma organização que trata das questões de direitos humanos e civis nas mudanças climáticas. Essa é uma maneira de ver a ação surgir de sua raiva, diz o Dr. Buquè.Propaganda

Encontre sua rede

Há um benefício estratégico em entrar em contato com uma comunidade com ideias semelhantes, diz Keya Chatterjee , diretor executivo da Rede de Ação Climática dos EUA e autor de The Zero Footprint Baby
ZX-GROD
. É muito difícil saber o que fazer ou ficar motivado se você estiver sozinho, diz ela. Mesmo com um grupo de três, isso é o suficiente para planejar e fazer coisas e ser criativo e descobrir o que precisa ser feito em sua comunidade e como sua comunidade pode influenciar a cidade ou condado em geral. Ter apoio social é especialmente crucial para os americanos do BIPOC, que foram afetados de forma desproporcional por todos os eventos de 2020, diz o Dr. Buquè. A comunidade é uma fonte de apoio, iluminação e cura, e ser capaz de voltar às nossas raízes e experimentar a vivacidade do nosso povo é algo que pode ser incrivelmente terapêutico, diz ela. Você tem que encontrar pessoas que entendam o que você está passando, e às vezes você realmente precisa ter um espaço onde esteja apenas com pessoas que entendem sua experiência, acrescenta Dr. Breland-Noble.

Arranje tempo para a alegria

Parte de como buscamos justiça é que cuidamos de nós mesmos para que possamos ser uma força de justiça no mundo, ressalta a Dra. Breland-Noble. Você tem que estar operando de um lugar saudável. Faça coisas que o nutram: Limite a rolagem da destruição; passe algum tempo na natureza; tente dormir um pouco mais furtivamente onde puder; passe um tempo totalmente presente com seus amigos e familiares; celebre as pequenas alegrias em sua vida. Para o BIPOC especialmente, temos que encontrar momentos em que estamos apenas sendo ternos conosco e uns com os outros e nos dando a oportunidade de vivenciar isso porque estamos em um estado constante de inquietação ', diz o Dr. Buquè. 'Temos que compensar isso com descanso intencional e amor intencional.' O autocuidado e a alegria nos protegerão do cansaço e do esgotamento do ativismo. Afinal, o objetivo não é sentir raiva o tempo todo. A raiva é um poderoso motivador inicial para a ação - mas à medida que continuamos a ouvir, aprender, desafiar a nós mesmos e aqueles ao nosso redor, e empurrar para a mudança em que acreditamos, encontraremos uma fonte mais duradoura de combustível: esperança.Propaganda Histórias relacionadas Como criar um feed de mídia social mais feliz As resoluções de ano novo são realmente sem sentido? A realidade de ser um ativista em tempo integral