Você realmente perdeu um ano ... ou ganhou alguns? — 2022

Março de 2020 parece ontem e uma vida inteira atrás. Não é estranho agora ver pessoas em filmes entrando em espaços lotados sem máscaras? O mundo como o conhecemos mudou para sempre, tão devagar e tão de repente e ... Espere aí, Parasita ganhou o Oscar este ano? A perda vivida este ano, em todos os sentidos da palavra, foi imensa e incomensurável. Entes queridos, negócios inteiros, empregos, até mesmo a sensação mais básica de segurança. Sentimos falta de poder nos casar, formar-se e dizer adeus em hospitais e funerais. E mesmo se você for um dos 9% que pensam que 2020 foi realmente 'ótimo' ou 'bom' (claro), estamos todos unidos em pelo menos sentir a perda de tempo. Aquela sensação de perdendo um ano de nossas vidas, não vamos voltar .PropagandaÉ claro que, no meio de uma crise de saúde global, parece rude começar a reclamar de sua sorte. Ninguém quer tocar o microfone e dizer: 'Err, na verdade, meus grandes planos foram cancelados e estou muito arrasado com isso porque 2020 era para ser o MEU ANO e agora me sinto um pouco abatido e mais perto da morte.' Mas provavelmente é assim que você se sente, porque é assim que todos nos sentimos; tem sido um ano péssimo. Mas e se houvesse outra maneira de ver as coisas? É possível ganhar de volta este ano? Para ganhar mais de um ano de volta, mesmo? E se a maneira como o mundo mudou (e como nos adaptamos a essas mudanças) realmente acrescentou alguns anos às nossas vidas? Porque por mais horrível que tenha sido este ano (e para ninguém mais do que os incríveis trabalhadores-chave lá fora), houve algumas grandes mudanças sociais que, se as mantivermos, terão o potencial de mudar nosso mundo para melhor - talvez mesmo acrescentando um ou dois anos às nossas vidas.

Estamos aprendendo a priorizar nossa saúde ...

Você já deve ter ouvido centenas de vezes que estamos respirando um ar mais limpo devido à redução do tráfego aéreo e rodoviário. E, claro, todos nós nos tornamos mais preocupados com a higiene para sempre. Alguns de nós também praticaram exercícios este ano - seja uma caminhada diária, um treino no YouTube ou uma corrida pela primeira vez - e o Dr. Şirin Atçeken, psicoterapeuta e especialista em EMDR da WeCure , me diz que correr mesmo uma vez por semana pode aumentar a expectativa de vida em 27%.PropagandaTambém tem havido uma redução no burnout em todo o país - mesmo que às vezes, trabalhando até tarde em nossas mesas de jantar, nós realmente, realmente não senti isso. 'A pandemia mudou a maneira como estabelecemos o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, com a vida se tornando uma prioridade', disse Şirin. 'As pessoas estão aprendendo a desligar e estabelecer melhores limites, o que aumenta a positividade e reduz o estresse.'

... e encontrando nosso 'ikigai'

No geral, tivemos muito tempo para pensar, o que pode ser bom e ruim - mas vamos escolher o bom por um momento. 'De muitas maneiras, a pandemia agiu um pouco como um nivelador', Beatrice Andrew, neurocientista e consultora de ciências comportamentais da VERJ , diga-me. 'Isso deu a alguns de nós a oportunidade de concentrar nossa atenção no que é realmente importante.' O que mais fazer quando você tem menos distrações do que contemplar o significado da vida, hein? Passei muitas caminhadas diárias me aprofundando e fazendo sentido para Folclore (e agora, Sempre ) e eu não estou sozinho. Estudos sugerem que muitos de nós temos reavaliado toda a nossa razão de ser - e acontece que é muito bom para você. 'Existem tantos estudos que relacionam significado e propósito na vida com longevidade, taxas de mortalidade mais baixas e saúde em geral melhor', diz Marta Zaraska, escritora científica e autora de Crescendo jovem: como a amizade, o otimismo e a bondade podem ajudá-lo a viver até os 100 anos
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. Marta se refere a o estudo popular que afirma que os britânicos eram mais felizes durante a 2ª Guerra Mundial do que nos anos 80. 'A razão mais provável para isso é quando os tempos ficam difíceis, as pessoas estão mais propensas a buscar um significado', diz Marta, 'e a busca por significado é o maior indicador de felicidade em sua vida.'PropagandaEsse senso de significado e propósito na vida é o que os japoneses chamam de 'ikigai'. Os centenários de Okinawa, Japão - um dos Zonas Azuis (uma área onde as pessoas vivem mais e com mais saúde) e sujeito de Ikigai: o segredo japonês para uma vida longa e feliz - atribuam sua longevidade ao fato de terem uma razão forte e impulsionadora de existência, assim como a uma dieta baseada em vegetais, jardinagem e manutenção de um círculo de amigos para toda a vida. Eu terei o que eles estão tendo.

Estamos aprendendo coisas novas ...

Manter a mente ativa é outra bebida popular da fonte da juventude. Beatrice me disse que aprender coisas novas desafia nossa capacidade de pensar e processar informações, e estudos associaram atividades de estimulação cognitiva a um aumento na saúde do cérebro. “Geralmente, manter sua mente ativa, especialmente durante um período de isolamento, é uma boa ideia psicologicamente de qualquer maneira”, diz ela. Muitos de nós usamos esse tempo dentro de casa para ser curiosos, experimentar e aprender coisas novas. De acordo com Pesquisas do ano do Google no Reino Unido , perguntamos 'por que' mais do que nunca e nos prendemos ao faça você mesmo, desde artes e ofícios a melhorias domésticas. Também temos aprimorado as habilidades na cozinha , aprendendo novas línguas e pegando guitarras . 'Ser curioso, continuar a aprender e se expandir estão intimamente ligados ao aumento da energia vital e da satisfação com a vida', acrescenta Şirin. 'Ter uma energia vital melhorada, usar nosso cérebro com mais eficiência, fazer novas conexões e aumentar a plasticidade cerebral são maneiras de viver uma vida mais longa.'Propaganda

... e encontrar novas maneiras de se conectar com outras pessoas

2020 também iluminou a crise da solidão. Nove milhões de britânicos relatam se sentir solitários e dobre o número de pessoas vai ser solitário neste Natal em comparação com o último. Marta me conta que a solidão está ligada a um risco duas a três vezes maior de morte prematura, com estudos mostrando que ela pode aumentar o cortisol (o hormônio do estresse) e inflamação - e isso sem nem mesmo tocar no que isso faz à sua saúde mental. Somos criaturas sociais. Nós evoluímos para funcionar como uma tribo e é por isso, Marta me disse, que existe uma forte ligação entre os hormônios sociais (oxitocina, serotonina, endorfinas) e nossas fisiologias. 'A oxitocina também reduz a inflamação e promove o crescimento ósseo; a serotonina regula a função hepática, e nosso eixo HPA - que é a resposta de luta e fuga - funciona melhor quando estamos cercados por outras pessoas e nos sentimos seguros ', ela me diz. Como resultado, temos menos cortisol e adrenalina em nossos corpos. Não apenas trabalhamos melhor como uma equipe; nossos corpos funcionam literalmente melhor. Claro, conectar-se com as pessoas IRL não é exatamente o que 2020 foi feito. Ao mesmo tempo, definitivamente liguei para a família e os amigos mais do que nunca. E há boas notícias para sair de todas as chamadas e notas de voz do Zoom. “Algumas pesquisas fascinantes mostraram que uma chamada de voz causa uma liberação muito maior de oxitocina do que uma mensagem de texto”, diz Marta, “mesmo quando a mensagem é exatamente a mesma. Eles não fizeram uma comparação de videochamada, mas acho que o vídeo é ainda melhor. Não é o mesmo que pessoalmente, claro, mas ainda é definitivamente melhor do que enviar mensagens de texto. Verifique também, este conselho do introvertido confesso que fez mais amigos este ano , por trás de portas fechadas, do que nunca.Propaganda

Nós nos lembramos daqueles ao nosso redor

Este ano também nos viu nos conectar mais com nossas comunidades, apoiar nossos negócios locais e até mesmo encontrar vizinhos pela primeira vez. 'Cada conexão que você tem é importante para sua vida', diz Marta, 'e estar conectado à sua comunidade também é um dos grandes indicadores de se você viverá muito ou não. Estudos mostram que, enquanto a dieta e os exercícios podem reduzir o risco de mortalidade em algo entre 20-30%, estar muito conectado socialmente pode reduzir o risco de mortalidade em 45%. ' Não se esqueça, também mostramos bondade, compaixão e empatia por pessoas que nunca conheceremos. As doações para instituições de caridade dispararam , mais de 750.000 pessoas se inscreveram para ser voluntários do NHS , e nós calmamente sentamos com nossos parentes mais velhos e explicamos por que ficar em casa é importante 'mesmo que você não se importe se pegar'. Lentamente, mas com segurança, todos nós nos tornamos mais empáticos. E adivinhe - #BeKind é mais do que apenas uma hashtag, é um chute e tanto para a saúde. Não só a gentileza, a aceitação, o cuidado e a paciência levam a emoções mais positivas e nos fazem lidar com as situações de uma maneira melhor ', explica Şirin,' mas também podem ajudar o sistema imunológico, a pressão arterial e melhorar os padrões de sono, todos os quais são ligada a vidas mais longas e saudáveis. '

Então, vamos continuar até 2021

Se você gostaria de continuar a fatia extra da torta da vida no próximo ano, aqui estão algumas dicas de especialistas que são boas para sua mente, corpo e longevidade. - Pratique o otimismo (ou pelo menos finja até conseguir). O otimismo pode adicionar de quatro a dez anos à sua vida.
- Priorize suas intenções de vida. E aja de acordo.
- Cultive alegria, diversão e entretenimento em sua vida.
- Lembre-se de dar um tempo.
- Encontre uma causa de seu interesse e seja voluntário, se puder.
- Continua a conecte-se com seus amigos e familiares , mesmo que seja apenas online.
- Aprender coisas novas . Agora tudo está disponível online; usar esses recursos.
- Se você se sentir sobrecarregado, não hesite em pedir ajuda ao seu Rede de suporte . E se você ainda sentir que está se afogando, procure a ajuda de um profissional.