É possível ser viciado em estresse? — 2022

Ilustrado por Charlotte Leadley. O estresse está em toda parte. É um estado diário para muitas pessoas, especialmente durante a pandemia. Em um estudo realizado por serviço de terapia Self Space no mês passado, 57% das pessoas afirmam que, desde a COVID, estão constantemente trabalhando em excesso. Outro estude pela The Stress Management Society e Huawei descobriram que 65% das pessoas se sentiram mais estressadas desde o início das restrições, enquanto o Escritório de Estatísticas Nacionais observou que 21% das pessoas experimentaram alguma forma de depressão no início de 2021, contra 10% na pré-pandemia. E embora o Estudo Social COVID-19 pela UCL descobriu no mês passado que o estresse em relação à pandemia diminuiu desde o ano passado, ainda está afetando 35% das pessoas.PropagandaA pandemia expôs o quão negativo e debilitante o estresse pode ser. Embora eu, junto com muitos outros, tenha desfrutado de um ritmo de vida mais lento, minha ansiedade com a saúde ainda ocorre semanalmente. Quando estou muito estressado, não durmo bem, não consigo me concentrar, estou irritado e sinto que cada segundo do meu dia é uma luta. Mas, ao mesmo tempo, percebi que sou movido pelo estresse. Após 16 meses desta pandemia, o estresse normal do dia a dia é bem-vindo em minha rotina. Em vez de ansiedade com a saúde, perda de empregos e incerteza financeira, encontrar estressores 'normais' realmente me torna mais produtivo. Em uma programação totalmente lotada, encontro uma maneira de fazer funcionar. Recentemente, um dia, quando marquei tudo em minha longa lista de compromissos e reuniões pela cidade, me senti poderoso, produtivo e motivado. Tudo por causa do estresse. É possível que, apesar da miríade de coisas negativas que o estresse traz à minha vida, eu esteja viciado nele? DashDividers_1_500x100 O estresse faz parte da evolução humana. Ele traz à tona nossa resposta de 'lutar ou fugir', que por sua vez aumenta a adrenalina, o batimento cardíaco e o estado de alerta. Isso foi particularmente útil para os homens das cavernas, para fugir de situações como ser pisoteado por um mamute peludo. Hoje em dia, a maioria de nós não enfrenta tais perigos, mas a resposta permanece.

Todos nós sabemos o que é o estresse, mas você sabe o que ele faz com você? A resposta de luta ou fuga anda de mãos dadas com um poderoso rabo de cavalo hormonal; norepinefrina e epinefrina , cortisol alto e adrenalina, palpitações cardíacas, sudorese. Seu corpo está se preparando para correr.



PropagandaEntão, é possível hackear essa resposta corporal e usá-la para o bem? Jodie Cariss, terapeuta e fundadora da Self Space me diz que realmente existe 'bom estresse' e 'mau estresse'. Há estresse que é benéfico e motivador, e estresse que causa opressão e leva ao esgotamento. O estresse é uma explosão de energia que basicamente nos aconselha sobre o que fazer.

Como Cariss explicou, o estresse em pequenas doses pode motivar e ajudar em nossos objetivos ou tarefas e pode até mesmo aumentar a memória. Portanto, para manter o 'bom estresse' em nossas vidas, diz ela, precisamos acompanhar todas as coisas que esquecemos de fazer quando a balança aponta para o 'mau estresse', como dormir bem e beber bastante água. Quando estamos sobrecarregados e o estresse permanece por semanas ou meses, pode levar à fadiga e ansiedade; Com o estresse ruim, às vezes não podemos ver a madeira por causa das árvores - seu impacto está tão presente em nossas vidas que nem notamos.

Neil Shah é o fundador da International Wellbeing Insights e Chief De-Stressing Officer da TheStress Management Society . Eu pergunto a ele sobre os efeitos do estresse prolongado e ele me diz que se você está constantemente em um estado de estresse, depois de um tempo, você começa a aceitar isso como seu estado normal. Não é saudavel. Não é sustentável. Mas é a isso que você se acostuma. Embora o estresse nem sempre seja negativo, se for constante, ele se torna um problema mental e físico. Estresse crônico pode esgotar nossa energia, criar problemas de memória, causar dor no peito, acne , IBS, depressão e outros problemas.



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Achamos que é normal ter estresse e pressão, ao passo que, na verdade, você deve entrar em estresse quando é atacado por um tigre

Neil Shah, Stress Management Society Assim como existem diferentes tipos de estresse, a resposta ao estresse difere de pessoa para pessoa. As pessoas vivenciam o estresse de maneiras diferentes; tudo se resume a como lidamos com uma situação estressante. Como Shah me explicou, o estresse é interno e a causa do estresse é a escolha consciente ou subconsciente que fazemos em relação a uma circunstância externa. Não tem nada a ver com a circunstância ou evento em si. É por isso que algumas pessoas, inclusive eu, adoram estar ocupadas. Como Cariss me disse, estar ocupado é viciante. Isso é influenciado pelo fato de que, quando completamos tarefas, nosso cérebro libera o hormônio do prazer dopamina, que nos faz sentir bem. Esses sentimentos estão ligados à ideia de que ocupado = sucesso e não ocupado = fracasso, o que cria estresse. Também nos ocupamos ao tentar evitar emoções 'negativas', diz Cariss. Mas quando vamos longe demais e glorificamos estar 'ocupados', pode ser perigoso, pois isso está relacionado ao estresse, opressão e, inevitavelmente, esgotamento.

Considerando o quanto o estresse pode nos fazer sentir, é possível ficar viciado nele? Embora o vestido não seja exatamente viciante, Shah explica, ficamos insensíveis a ele: sentimos que é normal ter estresse e pressão, ao passo que, na verdade, você deve entrar em estresse quando é atacado por um tigre. o estresse se torna prejudicial.



Se você, como eu, se sente viciado em estresse, não se preocupe (!), Existem maneiras de combatê-lo. Mas o primeiro passo é o reconhecimento; você tem que entender que seus níveis de estresse têm que diminuir, para sua saúde física e mental.Propaganda

A melhor maneira que Shah recomenda é o exercício, como um antídoto para a resposta de fuga ou luta. Você pode canalizar seu estresse por meio do movimento, pois isso levará a hormônios felizes (também conhecidos como endorfinas), seguidos de perto por atenção plena. Normalmente, nos estressamos quando nos concentramos no passado ou no futuro. Re-focalizando nossa atenção para o presente, o 'agora' pode relaxar nossas mentes e nos ajudar a recuperar nosso poder. Eu recomendo a leitura O poder do agora para saber mais sobre esta ideia.

No extremo oposto da atenção plena, Cariss mencionou o conceito holandês de 'niksen', que significa não fazer nada. Dê a si mesmo permissão para não fazer nada. Em vez de zonear, você está zoneando fora. Encontre um espaço em sua casa, de preferência com janela, livre-se de todas as distrações e apenas seja. Comece com cinco minutos, depois 10 e vá aumentando; depois de voltar para suas atividades atualizado.

E o mais importante, tente ver se você consegue descobrir quando ‘badstress’ entra em ação. Cariss diz que devemos estar atentos a problemas de concentração, sono e apetite, adoecer com mais frequência, dores de cabeça e irritabilidade. Quando isso acontecer, é hora de recalibrar.

Encontrar o equilíbrio é difícil, mas é possível usar o estresse de forma produtiva. Com base nas técnicas acima, estabelecendo limites e aprendendo a dizer 'não', você pode começar a abrandar e aceitar que está fazendo o seu melhor, não importa o quão estressado esteja. Esta história foi publicada originalmente em Revista britânica .